Visita guiada à Ribeira Grande, a "Cidade Velha" de Santiago.

Para aqui chegar apanhámos uma "Iásse", é assim que são conhecidas as carrinhas Totota Hyace que fazem o transporte privado de passageiros entre vários locais. Por uma pechincha, fizemos os 10 quilómetros que separam a Cidade da Praia da Cidade Velha, classificada como Património Mundial da Humanidade. Os táxistas levavam-nos 20 euros pelo mesmo trajecto...
Estava com grandes expecativas quanto a esta cidade pela sua importância histórica. Quando lá chegámos, um amigo nosso que trabalha na Câmara apresentou-nos o Xicósa que iria ser o nosso dia durante todo o dia. O Txicósa é o habitante que mais sabe sobre a história da cidade, tendo acompanhado de perto todas as equipas de arqueólogos e estudiosos que por ali passaram. Passear com ele foi pois uma verdadeira lição de História. E uma sorte tremenda, já que ele tinha a chave de todos (!) os monumentos e pudemos vê-los um a um num tour privado que dificilmente esquecerei.


Se forem à Cidade Velha, pergunte pelo Txicósa na Câmara Municipal ou na rua onde ela mora, Rua de Banana.Txicósa é alcunha. O nome dele é Francisco Lopes Moreira e ele terá todo o gosto em fazer  uma visita guiada aos visitantes para lhes mostrar os principais monumentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário