Plaza Zocalo: o ex libris da Cidade do México

A Praça estava já toda decorada para o dia 15 de Setembro, quando
se celebram 201 anos da independência mexicana.


Fachada do Palácio Nacional onde estão vários murais de Diego Rivera


O Zocalo é assim como o nosso Rossio, uma praça antiga que representa o centro da cidade. Neste caso,  representa o centro político, histórico e religioso da cidade, mas é talvez umas 10 vezes vezes maior que o Rossio (240 m x 240 m). E em vez dos guineenses, indianos e paquistaneses do Rossio, está pejadinha de indígenas, entre os quais se conta uma variedade incrível de vendedores ambulantes. No dia em que aqui estive estava também cheia de corredores de várias nacionalidades porque havia uma maratona que, aliás, provocou o caos no trânsito da cidade. Grunf.... Foi complicado conseguir chega ao Zocalo, mas depois de chegar, passei uma manhã inteira a absorver o movimento da praça, a espiolhar as ruelas que dela partem, repletas de edifícios históricos, a contemplar os exteriores e interiores da Catedral Metropolitana, dos vários edifícios governamentais (o Zocalo também é conhecido como "Praça da Constituição") e a ver as pinturas do Diego Rivera no Palácio Nacional. 

Catedral Metropolitana


Construída graças ao ouro e a à prata que os espanhóis levaram das minas de prata do México (Taxco, Potosi, Guanajuato), a Catedral Metropolitana é a mais antiga de toda a América e a maior da América Latina. Apresenta uma fachada de estilo barroco e torres de estilo neoclássico, de acordo com as tendências arquitectónicas que estavam em vigor em Espanha na altura da sua construção. Convém referir que a construção levou mais de um século a ficar concluída Para mostrar quem é que mandava, Cortés deu ordens para que a Catedral fosse construída precisamente no local onde existiam vários templos aztecas. Aliás, muitas das pedras das pirâmides foram "recicladas", ou seja, serviram para novas obras. Antes da chegada de Coréts, era aqui que ficava o centro da cidade Maia de Tenochtitlán, sob o comando de Montezuma, o governante Maia que foi assassinado pelos espanhóis em 1520.
Enfim, a história fascinante desta praça dá para horas de conversa. Temos a  fase pré-conquista, a fase pós-conquista, a fase da independência, da reforma e dos sécs. XX e XI. Quem quiser saber mais, pode clicar aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário