São Tomé: Um dia a passear para norte e noroeste da capital

Roça Bela Vista
Estufas de secagem do cacau 
Terreiro para fazer secagem de cacau pelo método antigo.
Os fornos estão por baixo.



A primeira paragem do primeiro passeio que fiz - um dia inteiro a conhecer a costa norte acima da cidade de São Tomé e o noroeste - foi na Roça da Bela Vista. Nunca tinha estado numa Roça e desconhecia que fossem tão grandes. Pensava que fossem apenas instalações para o tratamento das sementes mas são muito mais do que isso. São autênticas mini-cidades! Além dos armazéns e dos fornos, quase todas continham escolas, hospital, serviços administrativos, cantina, sanzalas (casas onde viviam os trabalhadores) e grandes casarões onde viviam os chefes das capitanias. Hoje em dia, já são poucas as Roças que continuam activas. A maior parte delas foram ocupadas por famílias que aproveitaram as instalações para delas fazerem as suas casas.




4 comentários:

  1. Olá Elsa! Adorei toda a descrição da visita a São Tomé e Príncipe, tenciono ir este ano, em Maio. De acordo com o que pesquisei compensa ficar em São tomé e depois ir visitando a ilha e arredores, através de guias e/ou excursões.
    A minha questão é a facilidade de contacto com os ditos guias e o acesso aos mais diversos sítios da ilha, devemos deslocar-nos a alguém em específico para nos mostrar a ilha, deveremos ir sozinhos, ou optar pelas excursões? Estou a pensar ficar no Myramar By Pestana, tem algum feedback? Em relação ao dinheiro, tencionamos fazer câmbio para podermos levar tudo em Dobra, talvez seja mais fácil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, que bom saber que gostou do que escrevi.
      O que sugiro é que arranje um guia para passear consigo, porque permite aproveitar melhor o tempo e eles estão muito habituados ao mau estado das estradas (nalguns sítios é assustador...) durante dois dias, um dia para ir para norte e outro para ir para sul. Se arranjar mais pessoas para companhia, dividem os custos. Por norma, os guias cobram cerca de 60/70 euros já com o carro incluído. Eu andei com o Kau, que tem este e-mail: carlosmax15@hotmail.com
      Mas já o tentei contactar várias vezes para encaminhar clientes e ele nunca me respondeu...
      Também usei este, que se auto-intitula por "The Best" para ir para o aeroporto no dia de regresso a Portugal, já que tinha de lá estar às 5 da manhã- telefone -00239 990 86 18
      mail: lamybest@hotmail.com
      E nos restantes dias, desfrute do hotel que é muito agradável (eu fiquei em casa de uma amiga, mas passei pelo Miramar)e passe uma tarde no Clube Santana.
      Quanto ao dinheiro, convém levar tudo de cá, não existem caixas multibanco. Em média, uma boa refeição custa 10 euros. Tudo o resto é muito barato, desde o artesanato às frutas tropiocais. Espero ter ajudado.

      Eliminar
  2. Olá Elsa. Estou a gostar muito do seu blog! Tenho uma dúvida que talvez me possa esclarecer, vou sozinha e vou ficar 15 dias. Isso quer dizer que devo levar dinheiro para os dias todos? Significa que nos primeiros dias vou andar com muito dinheiro, não é perigoso? Que sitio aconselha para dormir na Ilha de São Tomé?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, convém levar o dinheiro todo mas não vai ter muito onde o gastar, não é propriamente um destino de compras. Conte com 25 euros por dia para comer e 50 euros por cada passeio organizado de dia inteiro (ou menos, se for um jeep a dividir por mais pessoas)

      Eliminar