domingo, 8 de Abril de 2012

Ilha do Príncipe: De queixo caído ao ver a Praia Banana!



Logo no primeiro dia na Ilha do Príncipe, fomos a casa do pai do Sandino para a C. lhe mostrar as fotos do pai dela. Ele lembrava-se perfeitamente do senhor e daqueles tempos longínquos. Estiveram ali os dois um bom bocado à conversa. E depois, antes de nos levarem de volta ao nosso "hotel", foram mostrar-nos a Roça Belo Monte e o seu miradouro. E é esta a vista que se tem do miradouro da roça, a Praia Banana em todo o seu esplendor . Esta praia é, juntamente com a Praia Boi e a Praia Macaco, uma das mais bonitas da ilha. Para mim, foi mesmo a mais bonita não só da ilha do Príncipe como de todas as praias onde já estive até hoje. E já fui a umas quantas praias de babar no Brasil, na Córsega, na Sardenha, no México, na Malásia, na Grécia, na Sicília ...mas esta....esta tem o encanto das coisas autênticas e selvagens. E estava assim, vazia, sem vivalma. Adivinhem qual foi a última coisa que fiz antes de me vir embora? Foi dar uns mergulhos nesta praia, poucas horas antes de regressar a São Tomé. É que morria se não fosse à praia Banana depois de a  ter contemplado do miradouro. Seria como mostrar um doce a uma criança e depois não lho dar. Mas umas horas antes de ir para o aeroporto, disse à C. que não nos podíamos vir embora sem meter os pezinhos naquela água turquesa. Ligámos aos nossos guias e 15 minutos depois apareceram nas suas motos e levaram-nos à praia. E assim risquei da lista aquilo que me apetecia mais fazer. Been there, done that. E esta já ninguém me tira.

A entrada da Roça Belo Monte
A Roça Belo Monte tem um potencial turístico desgraçado. Parte da população que nela vivia já foi realojada em casas e dentro de dois anos tudo deverá estar bastante diferente, conforme se pode ler neste artigo da Telanon.Mas já é possível ficar aqui alojado, alugam-se quartos. Fui ver um e era bastante simples. Lá está, para aqui ficar, é obrigatório ter um jeep ou contratar um guia que nos venha buscar e trazer. A grande vantagem é a beleza natural do local e o facto de ter a praia Banana a uma curta caminhada a pé num trilho para aventureiros. Eu fui lá a pé, passando da praia  Caju para a Praia Banana.




O edifício da escola da roça


Outra perspectiva da praia Banana

4 comentários:

  1. Elsa Basto, dou-lhe os parabens pela bela reportagem de viagem que fez sobre a ilha do Principe. É uma ilha unica, luxuriante e de praias lindas. È bom que a ilha se desenvolva e traga mais turismo, mas tb é bom que se preserve esta beleza natural.Concordo consigo quando diz que a praia Banana e das mais bonitas que conhece, para mim que tb já conheço algumas praias do mundo é sem duvida a mais bonita.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Guida
      Que bom que é saber que alguém que viveu na Ilha do Príncipe acha que a retratei bem. Não podia estar mais de acordo consigo. Também espero que a ilha de desenvolva qb de modo a melhorar a vida das pessoas mas sem perder o seu carácter. Gostava muito de lá voltar um dia.

      Eliminar
  2. Anonymous Muento Saudade de familia de Principe!!

    Elsa reportagem fantastico! Elsa cumprimento grande por blog excellente! mais e ecriva mal en Portugues desculpa- Obrigada muento por Blog-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, fico sempre feliz quando recebo mensagens como a sua.Conhece na ilha do Principe, certo?

      Eliminar