Porque motivo é que os japoneses não gostam de sexo?

     Em Kabuki-Cho, os menus de acompanhantes de luxo estão bem à vista. 
     Escolher esta profissão é sinónimo de saúde financeira até porque as clientes 
    gostam muito de dar presentes caros aos seus preferidos. Chegam mesmo 
    a oferecer viaturas de luxo.


Em cima, Kabuki-Cho de dia. Abaixo, Kabuki-Cho de noite.

         Um dos muitos rapazes para "aluguer," uma profissão de sucesso onde 
         se pode ganhar entre 30 mil a 50 mil euros por mês. Vestem roupas caras,
         têm cortes de cabelo à la Naruto e passam as noites a tentar impingir 
         garrafas de champanhe caríssimas às clientes.

Eu admito. Escolhi ficar num hotel de Kabuki-Cho, a red light district de Tóquio, só para poder contemplar de perto a "fauna" local, já que há oito anos atrás só a tinha visto de raspão. Uma vez mais, a minha atracção pelo abismo falou mais alto e escolhi ficar num hotel bem no meio da acção, rodeado de bares de meninos e de meninas que ganham a vida a elogiar o sexo oposto enquanto lhes enchem o copo com champagne que nunca custa menos do que uns 150 euros por garrafa e pode mesmo chegar aos 3 mil euros... É a chamada "Indústria do Consolo" que no Japão gera milhões e milhões de ienes por ano. É no mínimo curioso que este seja o país onde a indústria do sexo gera mais lucro em todo o mundo e, ao mesmo tempo, os japoneses tenham a fama, e parece que o proveito, de serem um dos povos que menos gostas de praticar sexo. Parece que não grande adeptos de "fazer o amor.".. Os inquéritos feitos sobre este tema não mentem. Mas existem várias explicações que justificam esta realidade, todas elas de base cultural.

Dois acompanhantes numa pausa à porta do
trabalho. Os penteados estão sempre impecáveis.
Um clube de meninas obesas. Mulheres com chicha. E não se vêm muitas
no Japão. Talvez seja isto mesmo o que justifique a procura. Ele há gostos
para tudo. E toda a gente tem direito ao amor, certo?

Por incrível que pareça, mais de metade dos casamentos no Japão são combinados pelas famílias, o que faz com que seja normal não haver empatia entre o casal. Depois de terem filhos, os homens, de um modo geral, deixam de ver a esposa como uma mulher e passam a considerá-la apenas como um elemento da família. E claro, com tudo isto, a infidelidade acaba por ser uma coisa aceitável entre casais. Junte-se a estes factos a paranóia da limpeza (muitos consideram o sexo como uma coisa suja) e uma sociedade machista, onde a mulher que se casa perde toda a sua liberdade e passa a ser submissa ao marido e voilá, temos todas as condições de sucesso para os Host Clubs. Nestes bares, as mulheres são chamadas de princesas (yuck..) e tratadas como tal,  ainda que tudo não passe de uma encenação exagerada, com direito a ensaios prévios, criada com o intuito de sorver ao máximo os yenes das clientes em garrafas de champanhe com preços escandalosos. Muitas destas clientes ganham bem e ainda vivem em casa dos pais (até porque nem sonham em casar), o que lhes dá um enorme poder de compra. Muitas delas gastam mais de metade do ordenado nestes clubes, trocando a possibilidade de encontrar um namorado no mundo real por um actor (porque é o que ele são) que está sempre a bajular a sua amada. Muitas agradecem com presentes caros como relógios, smartphones e até....automóveis. 

Mais um clube de "Narutos". Todos tão imberbes que parecem crianças. Estranho...

E claro, também existem clubes para o sexo masculino, repleto de Lolitas, mas os clubes de homens é que dominam fortemente a vida de rua. Tanto os clubes de meninos como os de meninas têm regras em comum: nunca se pergunta a idade um cliente, nem o seu estado civíl, deve-se bombardear cada cliente com elogios ao corte de cabelo e à roupa, saber ouvir pacientemente os desabafos e estimular ao máximo o consumo de vinho e champanhe. Mais fútil, é impossível...

A entrada de um clube para homens com um écrãn onde passam
 imagens de meninas em bikini com corpo e voz de 12 anos...
A idade legal para  praticar sexo no Japão são os 13 anos.

São muitas as casas que alugam espaços pequenos equipados
com TV e DVD. E é barato, uma hora custa  apenas 5 euros.

Aconselho a quem tenha curiosidade em saber mais sobre este fenómeno dos Host clubs, onde acima de tudo se procura mimo verbal e alguém que saiba escutar os desabafos do dia a dia (o sexo também pode ser encomendado, mas os clientes que o fazem são uma minoria), a ver este documentário.. Eu bem tentei entrar num deste clubes com uma amiga, mas estávamos mal penteadas, vestidas de ganga e máquina fotográfica ao pescoço, enquanto as  clientes normais se aperaltam como se fossem para um casamento. É claro que nos toparam à légua e disseram que o clube já estava quase a fechar, quando todos eles só encerram quando as últimas clientes vão para casa, e o bar em causa estava apinhado e a gritaria era infernal. Uma coisa eu sei, se lá entrasse, ia rir à gargalhada com todo o show off e a histeria teatral com que as mulheres são tratadas. Existem coros de rapazes que berram e batem palmas a torto e a direito, como podem ver aqui a partir dos 2 minutos e 30 segundos. Até custa a acreditar que as mulheres japonesas alinhem nestas encenações. Mas a ilusão de serem tratadas como raínhas, com vários homens pseudo-submissos a seus pés, no país que deu origem às gueixas, parece compensar cada yene. Ou seja, enganem-me que eu gosto! Os trabalhadores das Macholândias japonesas agradecem. E enriquecem...


Muitos destes japoneses pitam o cabelo. Há para todos os gostos: morenos,
louros, ruivos... Muitos deles também cantam e sonham em saltar para o estrelato.
Alguns até conseguem.

7 comentários:

  1. Gostei muito de ler!
    Não fazia ideia e imagino que deves ter tido imenso trabalho com a pesquisa sobre este tema!
    Beijinhos,
    Sandra Campos

    http://historiasdasandrafotos.blogspot.pt/2012/12/portugues-com-mencao-honrosa-em.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deu algum trabalho sim, mas aprendi muito e quem corre por gosto não cansa :-)Obrigada Sandra!

      Eliminar
  2. Post Sensacional. Já tinha visto uma reportagem sobre o fenômeno. Agora entendi mais um pouco dos motivos que levam esse segmento ao sucesso.

    ResponderEliminar
  3. Interessante este assunto..Muito curiosos e bem conseguido aqui nesta sua publicação....

    ResponderEliminar
  4. Não perdem nenhuma oportunidade de arranjar uma forma de ganhar dinheiro.

    ResponderEliminar
  5. que cultura triste, por isso lá tem um alto índice de suicídio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cultura japonesa tem de facto alguns aspectos bizarros mas também tem outros que deveriam servir de exemplo à civilização ocidental, como o profundo respeito pela Natureza e pelo bem-estar da sociedade. Enfim, não se pode ter tudo.

      Eliminar