Rota do chocolate em Genéve





Em Genéve, não é preciso andar à procura das lojas de chocolate com assinatura porque a cidade é tão pequena que acabamos por esbarrar com elas sem querer. Cheguei mesmo a passar por algumas mais do que uma vez. Levava comigo uma lista com os nomes das sete lojas mais famosas e passei por todas elas. Os chocolates, juntamente com os canivetes, os relógios, os queijos e a banca fazem parte da imagem de marca deste país. No que refere aos chocolates, a tradição remonta ao séc. XVII, quando o cacau chegou à Europa. Mas as grandes casas só começaram a surgir no séc. XIX e XX. Muitas delas, parecem autênticas joalharias, tal é o requinte com que apresentam as suas colecções. Sim, é isso mesmo, colecções. Todas as casas apresentam linhas temáticas de chocolate que se inspiram nas estações do ano, em acontecimentos de destaque e também nos principais eventos que têm lugar em Genéve.  Ou seja, é um bom divertimento andar a ver as montras destas lojas. E é grátis.

Montra com o tema do grande Salão Automóvel de Genéve


A fama do chocolate suiço deve-se pois à tradição secular de grandes mestres chocolateiros e ao facto do chocolate de leite ter sido inventado neste país por Daniel Peter. E se até à Primeira Guerra Mundial, a maioria da produção de chocolate suiço era para exportação, hoje em dia os suiços consomem a maior parte daquilo que produzem. E sim, o chocolate é talvez a única coisa que se encontra bom preço porque tudo o resto neste país é estupidamente caro! Não se encontra um quarto de hotel  decente para dormir por menos de 100 euros, ir a um restaurante é um luxo e alugar carro também não é barato. Salvam-se os chocolates, que são baratos e são sempre um bom presente para trazer à família e amigos, e os transportes públicos da cidade que são gratuitos para os turistas.

Tablets e iPhones de chocolate



 A Casa de Chocolates Faverger foi a minha preferida. Fiquei a babar com o design vintage de algumas embalagens. E deixei lá umas boas massas em caixas de bombons e tabletes de chocolates. 





Tabletes de chocolate de um quilo...

Esta minha ida à Suiça aconteceu  apenas alguns meses depois de ter ido ao Japão e, bolas (para não dizer muito pior), o custo de vida não tem comparação! O Japão é um paraíso ao lado da Suiça. Nem entendo porque motivo dizem que Tóquio é uma das cidades mais caras do mundo. A habitação talvez seja, mas tudo o resto - hotéis, comida, museus, transportes - é uma pechincha e, em média, é até mais barato comer no Japão do que em Portugal. Genéve foi, sem dúvida, a cidade mais cara onde estive até hoje. Quem tem um bom emprego neste país, não sabe o que é o sol. Mas em contrapartida,  pode ir atrás dele durante férias a qualquer parte do mundo. 


5 comentários:

  1. Olá Elsa,

    Como foi bom ler o teu delicioso post, já que eu sou uma gulosa incorrigível e adoro chocolate. Fez-me lembrar as minhas viagens até à Bélgica. E a Suiça, como deve ser linda apesar de cara! Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marta. Demorei a responder porque estive fora do país. Só há poucas semanas é que terminei de comer todo o chocolate que trouxe da Suiça. É a única coisa que se consegue comprar e já não é nada mau. Mas o chocolate belga é bem melhor! Mais caro, mas divinal!

      Eliminar
  2. Encontrar chocolates a preços atrativos é uma perdição. Procure carros de aluguer em Aluguerdeautomoveis24.pt e vai encontrar aluguer de carros na Suiça também a preços atrativos.

    ResponderEliminar