Gruyéres, a melhor surpresa da viagem à Suiça!




A palavra Gruyéres remete-nos de imediato para um tipo de queijo suiço. Ora este queijo tem o nome da vila onde foi criado originalmente e bastou-me, um dia certo dia, ver uma imagem do centro desta vila para a colocar de imediato no meu roteiro. E ainda bem que o fiz porque Gruyéres é um local muito pitoresco que parece ter parado no séc. XV.E o facto de não poderem circular carros dentro das suas muralhas, ajuda bastante. A vila é mínima, praticamente só tem uma rua, várias casas com fachadas bem preservadas e uma colina com um castelo. Mas é uma gracinha!



Cartaz a anuncair produtos típicos da região.

A rua principal está cheia de edifícios medievais onde hoje existem bares.
lojas de artesanato e restaurantes.
Em todo o lado, faz-se fondue de queijo com
frutas.pão ou com legumes,. O cheiro às tantas
começa a enjoar...




O Chateau de Gruyéres, cuja construção remonta ao séc. XIII., foi habitado
pelos condes de Gruyéres até meados do séc, XVI, quando a família faliu.
Depois disto, mudou de mãos por mais três vezes até que no séc. XX
o Cantão de Friburgo o comprou para o transformar num museu

A porta do castelo

E agora chega uma das melhores partes desta visita. Quem é que iria imaginar que no meio desta minúscula vila medieval iria encontrar um dos bares mais engraçados e com uma das decorações mais futuristas e originais que vi até hoje? Trata-se do bar do Museu HR Giger, um museu que tem o nome de um famoso ilustrador, pintor , escultor e designer suiço nascido em 1940 que, entre outras figuras bizarras e grotescas, concebeu a imagem do "Alien", uma figura sinistra e ameaçadora que deu nome a uma saga de filmes de Ridley Scott. Este realizador ficou absolutamente fascinado com os desenhos que Giger publicou no seu livro "Necronomicon" (1977), fascínio este proporcionou o convite para criar o monstro horripilante que marcou a História dos thrillers cinematográficos da década de 80. E Giger chegou mesmo a ganhar um Óscar em Hollywood com o seu aterrador "Alien". Não visitei o museu, mas estive quase uma hora no Bar Giger (2004), maravilhada com o ambiente gótico e macabro deste espaço repleto de detalhes curiosos. Um espaço incrível que contrasta de forma inesperada com o carácter medieval da vila que o acolhe. Passado e futuro de mãos dadas de uma forma bem interessante! 

O tecto do bar é composto por arcadas que fazem
lembrar esqueletos. O edifício onde foi criado tem
 mais de 400 anos.
O 1º bar Giger foi criado em Tóquio, mas já não existe, o 2ºem Chur,
a cidade Natal de Giger, e o 3º  é este em Gruyéres.


Giger chegou mesmo a ganhar um Óscar em Hollywood com o seu aterrador "Alien". Não visitei o museu, mas estive quase uma hora sentada ao balcão do Bar Giger (2004), em frente ao museu, maravilhada com o ambiente gótico e macabro deste espaço repleto de detalhes curiosos. Um espaço incrível que contrasta de forma totalmente  inesperada com o carácter medieval da pequena vila muralhada que o acolhe. Ou seja, passado e futuro de mãos dadas de uma forma bem interessante! 

As cadeiras são incríveis!
Uma parede que parece ter sido retirada
de uma casa assombrada!
A entrada do Museu HR Giger que contém, a maior colecção que existe
de obras de Giger: ilustrações, pinturas, esculturas, móveis e outros objectos.

Para terminar, para quem, como eu, não sabia o que era feito deste senhor, depois de pesquisar os vários sites oficiais dedicados a este artista, fiquei a saber que ainda está vivo, continua a trabalhar e mora com a sua esposa na cidade de  Zurique. Dado o sucesso das suas criações, ainda hoje exibidas em várias exposições retrospectivas pelo mundo inteiro e com inúmeras peças a fazerem parte de colecções particulares, aposto que tem uma bela qualidade de vida e uma conta bancária bem mais dócil do que as criaturas que desenhou. E bem vistas as coisas, ele merece.

Sem comentários:

Enviar um comentário