"Mercadão" Municipal de São Paulo




Quem disse que a cidade de São Paulo é feia e desinteressante? Tretas. Quem gosta de viajar, como eu gosto, não anda só atrás dos postais ilustrados. Se assim fosse, nunca teria ido a Tóquio que é uma amálgama de edifícios descoordenados e cinzentões. E no entanto, não vejo a hora de lá voltar. Com São Paulo passa-se o mesmo. Não é de facto uma cidade bonita mas é muitíssimo interessante. É uma cidade enorme, com 12 milhões de habitantes, ou seja, Portugal caberia lá inteirinho. E a grande São Paulo tem 20 milhões, incluindo a maior comunidade japonesa do mundo. É muita gente junta nesta cidade que é a capital financeira, cultural e gastronómica do Brasil. E só por estes dois últimos pontos - cultura e gastronomia- já vale a pena visitar esta metrópole. No meu 1ºdia em São Paulo tive a sorte de ter um motorista e uma guia à disposição das 10h às 19h. "Onde querem ir primeiro?", perguntou a guia. E eu respondi "Ao Mercado Municipal de São Paulo!", apelidado localmente por "mercadão". Para mim, não existe melhor forma de começar a explorar uma cidade do que esta, pelo estômago.

Os vendedores estão sempre a desafiar-nos
para provar frutas. E se não comprarmos nada,
ficam na boa. Até tiram fotos connosco,

Um festival de sabores tropicais... Até se vendem frutas fora da
época e frutas raras da Amazónia.
Se há coisa que adoro no Brasil é o culto dos salgadinhos. Qualquer boteco
vende cozxinhas de galinha, pastél, de carne, pastel de bacalhau, empadas,
pães de queijo, etc 
Visitei São Paulo na altura da Fórmula 1 em Interlagos. Havia polícia em todo
 o lado! Senti-me sempre segura porque nestes dias de grandes eventos a  taxa
de criminalidade baixa imenso.
E agora tenho de referir um dos ex libris deste mercado, a sanduíche de mortadela King Size! Lembrou-me outra que vi à venda em Nova Iorque no Katz Delicatessen porque ambas usam uma camada gigante de carne que dava para fazer umas 30 sanduíches normais... De acordo com a revista Veja de São Paulo, a melhor sanduíche de mortadela é a de "O Bar do Mané", na rua E, que leva cerca de 300 gramas de carne e custa 12 reais (4 euros). Deve dar para alimentar várias famílias...




Outra coisa que me impressionou e até de deixou com inveja foi a qualidade do bacalhau à venda neste mercado. Porque, afinal,  Portugal pode ser o país que mais pratos faz com este peixe seco, mas não me lembro nunca de ter visto à venda postas com esta altura e com tão bom aspecto! E aqui temos o outro ex libris do mercado, o pastel de bacalhau.






Localizado na Rua 25 de Março, junto ao metro de São Bento, as centenas de bancas de fruta, legumes, peixe, carne, frutos secos e especiarias abastecem a maior parte dos restaurantes da cidade e, juntamente com os restaurantes (na mezzanine) e as lanchonetes que existem no local, são o sustento de mais de 290 famílias. Com toda esta variedade de produtos, e ainda uma secção de artesanato, deambular nos 12 mil metros quadrados do Mercadão é um autêntico deleite para os sentidos.





vi muitos frutos secos que nem conhecia...
E provei e gostei imenso das castanhas do Pará.
As castanhas são um luxo no Brasil e um
quilo ronda os 17 euros. Ora aqui está uma ideia de negócio...
Podem comprar-se queijos de todo o mundo
Um nome infeliz para um talho de carne de porco...



O edifício do Mercado Municipal de São Paulo foi erguido em 1933 e tem vários vitrais que conferem ao espaço uma iluminação natural bem interessante. É um local que tanto é visitado por gente com menos dinheiro para petiscar algo, beber um café ou uma cerveja, como por chefes de cozinha que aqui vêm comprar trufas, flor de sal, caviar e outras iguarias que só aqui conseguem encontrar. E, claro, também é visitado por turistas. Para mim, foi a melhor forma de começar a visita a São Paulo.


Mercado Municipal de São Paulo
Quando: Segunda a Sábado das 6h às 18h; domingos e feriados, das 6h às 16h


Sem comentários:

Enviar um comentário