5 locais imperdíveis para tomar banho em São Miguel

No final de 2014, dei por mim a eleger como a melhor viagem do ano, e uma das melhores de sempre, o périplo que fiz em Junho pelos Açores, visitando as ilhas de São Miguel, Faial e Terceira. Ou seja, uma das melhores viagens da minha vida foi dentro do meu próprio país! Estava longe de imaginar que os Açores fossem assim e, atenção, só conheci três das nove ilhas deste arquipélago. Todas têm locais maravilhosos, comida de babar e gente encantadora, o que me deixou uma enorme vontade de regressar. Comecemos pela maior de todas, São Miguel. A única ilha que nos oferece vários locais com águas termais onde podemos pôr o corpinho de molho durante horas a fio e, com alguma sorte, apenas com meia dúzia de pessoas em redor. Maravilha!


MONUMENTO NATURAL DA CALDEIRA VELHA

Perto das lagoas existe uma fumarola com água a temperaturas proibitivas.
Ao fundo, uma cascata cuja água escorre a cerca de 30 graus.

O bilhete de acesso a estas três lagoas de água quente encaixadas num vale nas imediações da Lagoa do Fogo custa apenas dois euros. Até Setembro de 2013, a entrada era gratuita mas parece que o preço não tem afastado os visitantes e dá para perceber o motivo: a envolvente natural é de um verde luxuriante criando um cenário exótico verdadeiramente deslumbrante. Não admira que este local seja igualmente frequentado em pleno Inverno. Cada lagoa tem água a uma temperatura diferente que varia entre os 27 e os 35 graus.  A primeira é a maior de todas e apresenta a grande vantagem de ter uma cascata onde quase toda a gente tenta fazer a foto "mete-nojo" da praxe, debaixo da queda de água.
Abaixo desta lagoa ainda existe outra ligeiramente mais pequena.

PISCINA NATURAL DA PONTA DA FERRARIA
A piscina fica numa fajã mesmo ao lado do cone de um imenso vulcão,





Este era um dos locais que mais desejava visitar. Assim que me instalei no Hotel Royal Garden, em Ponta Delgada, perguntei logo na recepção qual seria a melhor hora do dia seguinte para vir a esta piscina de lava coladinha ao mar, situada no extremo sudoeste da ilha, num local designado por Pico das Camarinhas. Tinha lido na net que convinha vir aqui durante a maré vazante para melhor sentir o efeito das duas fontes termais que existem junto às rochas e que jorram jactos de água a mais de quarenta graus para dentro desta "piscina" salgada, criando uma sensação nova para mim até ao momento: a de tomar um banho quente-e-frio! Trata-se de um dos locais mais populares em toda a ilha e o único onde achei que estavam demasiadas pessoas juntas. Mas o prazer relaxante de estar em "banho-maria" e a fama terapêutica destas águas (boas para quem tem reumatismo, dizem) atrai muita gente. E claro, faltam as palavrinhas mágicas: é grátis!


PARQUE TERRA NOSTRA

A entrada no Parque Terra Nostra
Os hóspedes do Hotel Terra Nostra podem usar a piscina livremente até às 22h.
Na casa que vemos nesta imagem costuma instalar-se um médico
alemão que a aluga para aqui receber e tratar os seus pacientes. 

Em pleno Vale das Furnas, no centro da ilha de São Miguel, fica o Parque Terra Nostra famoso pela sua piscina gigante de água sulfurosa, pelo hotel Terra Nostra, provavelmente o melhor da ilha, e pelo jardim envolvente com inúmeras espécies botânicas. É pois um local de visita incontornável e, sem dúvida, 5 euros muito bem gastos! Convém é trazer um fato de banho velho porque esta água pode estragar o tecido, além de o impregnar com um odor sulfuroso. Mas nem que desfizesse o fato de banho em pó, vale a pena incluir este lugar na rota dos banhos quentes e fazer um intervalo a meio do banho para visitar o jardim que é fa-bu-lo-so! 


POÇAS DA DONA BEIJA

O bilhete de entrada custa 2 euros e o banho pode prolongar-se até às 23h!

O nome destas poças vem de uma novela brasileira cuja personagem principal
costumava banhar-se nua numa cascata e se chamava "Dona Beija"..



Perto do Parque Terra Nostra, nos limites da vila das Furnas, fica a Poça da Dona Beija que, na verdade, se trata de um conjunto de três poças que desviam o curso de um ribeiro de água quente para dentro de três tanques com água perto dos quarenta graus. Foi a água mais quente onde me banhei em São Migue e posso assegurar que um banho noctuno nestas poças vale por um xanax! É uma noite santa.


ILHÉU DE VILA FRANCA

Aqui não existem aguas termais, embora este ilhéu seja a cratera de um pequeno vulcão. Ainda assim, a temperatura da água é muito agradável, rondando os 24 graus. 

O ilhéu de Vila Franca visto de terra.
O ilhéu visto do céu (foto retirada do site http://www.azoresgeopark.com/)
O bilhete de barco custa 5 euros (ida e volta)
O ilhéu dispõe de balneários e  de nadador-salvador. Não existe nenhum
 bar nem sombras para nos protegermos do sol.

A água é tão cristalina que nem precisamos de óculos para ver os peixes. 
Os horários dos barcos.

8 comentários:

  1. Aloha do Rio de Janeiro!!! Parabéns pelo blog e gratidão em compartilhar sua experiência maravilhosa!!!
    Já estive em Portugal, mas só soube da existência dessas fontes termais nos Açores recentemente via um programa chamado Globo Repórter! Está na minha listinha de viagens dos sonhos com certeza!!! AMO fontes termais, no Brasil estive numa famosa em Goiás, mas nada comparado a de Açores que é natureza pura! Quando fui à Goiás queria justamente ver piscinas assim em pedras naturais e não tinha!!! Enfim, não vejo a hora de me sentir cozinhando um pouquinho nessas águas quentinhas e maravilhosas!!! Qual o melhor mês para ir??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kaka eu já fui a são Miguel 3 vezes, acredite é formidável, neste blogue só falta falar de uma praia , a praia do fogo, dentro de água existem diversas formações geotérmais que tornam a água tépida e apetecível.

      Eliminar
    2. Eu sei, só falhei essa praia porque cruzei-me com um açoriano com quem fiquei horas à conversa e já não deu tempo para lá ir. Fica para a próxima, seguramente!

      Eliminar
    3. Obrigada pelo elogio Kaká! Recomendo viajar entre Maio e Setembro. Em Julho e Agosto há muita gente, mas pode aproveitar as muitas festas que há na ilha. Eu fui na semana de 20 de Junho para apanhar as festas sanjoaninas da ilha Terceira, o equivalente às festas Juninas do Brasil. Os Açores são o nosso Hawai, mas 5 vezes mais barato :-) Espero que goste!

      Eliminar
    4. Elsa e pela experiência gastronomica o que aconselha?

      Eliminar
    5. Olá Paulo,a minha sugestão vai para o peixe e frutos do mar. Adorei os filetes de abrotea e de peixe-porco e as lapas grelhadas. Também gostei do famoso cozido das frutas e dos bifes de vaca (a carne é magnifica), mas tenho uma predilecção por peixe. Se procurar no blog, encontra referencias a alguns restaurantes que visitei.

      Eliminar
    6. obrigado fantStico

      Eliminar