10 factos curiosos sobre Jericoacoara



- Vivem cerca de 3 mil pessoas em Jericoacoara, com várias nacionalidades, sobretudo italianos e argentinos. Com tantos italianos na vila, não faltam bons restaurantes de pizzas e pasta e gelatarias óptimas com sabores tropicais únicos que nunca tinha experimentado.


- As ruas em Jeri são todas de areia e terra batida pois a vila está inserida num parque natural e é proibido usar alcatrão. Há poucos anos atrás, não havia sequer iluminação pública.Agora ja há.


- Não existe multibanco na vila, logo convém levar algum dinheiro para usar durante a estadia. No entanto, quase todas as lojas e restaurantes aceitam cartão de crédito. E numa emergência, há uma mercearia que troca dólares e euros por reais, mas cobra uma taxa de 10%. Para a encontrar, é perguntar em qualquer loja pois todos sabem da existência deste negócio.

- Muitos dos funcionários das lojas e das pousadas vivem em Jijoca ou noutras terras aqui perto que ficam... a duas ou mais horas de caminhada... que se fazem de noite, às escuras, atravessando riachos com água pela cintura... 
Ao fundo, o melhor hotel da vila, o Essenza Hotel que tem vários quartos com
piscina privativa e heliporto. As imagens do site do hotel são de babar!

- A época alta em Jeri são os meses de Julho, Agosto e Setembro - a época alta do Verão europeu -Dezembro - Reveillón - e Janeiro e Fevereiro. Uma das semanas mais concorridas em Jeri é a chamada "ressaca do Carnaval", a semana logo a seguir às festas do Carnaval. Nestes meses, é tudo mais caro: alojamento, refeições e passeios.

- Quer comprar uma casa em Jeri? Então é bom que tenha um milhão de reais pois as casas e lojas são caríssimas! Alguns pescadores tiveram a sorte de ter casas e casinhotos que depois transformaram em lojas e pousadas e conseguiram assim melhorar bastante o seu nível de vida. 

- Há agências de viagens que organizam passeios de vários dias entre Jeri e os Lençóis do Maranhão. Este trecho da Costa do Ceará é conhecido como "Rota das Emoções". 

- A vila é segura, a criminalidade é muito baixa, mas convém não abusar da sorte. Umas semanas antes da minha viagem, uma italiana foi sozinha passear até à Pedra Furada e depois apareceu morta junto à praia...

- Existem muitas lojas na vila, quase todas de roupa, bikinis e artesanato. Como estamos num sítio isolado, os preços tendem a ser elevados. A única excepção é a loja das Havaianas que pratica os mesmos preços das restantes lojas do país. Também há um mercado nocturno de bijutaria feita pelos hippies que passam temporadas na vila. 



- Para os noctívagos, a vila oferece as seguintes opções: bares com música ao vivo (recomendo o Tortuga e o Samba Rock), festas de forró (o restaurante D. Amélia tem forró todas as quartas e sábados à noite e se um desconhecido vos puxar para dançar, não estranhem), barraquinhas de caipirinhas junto à praia e, por vezes, há luaus na praia (só em noites de lua cheia). Por volta das 2 da manhã, os bares encerram. Quem tiver fome, pode ainda ir à Padaria Santo António, famosa por encher o estômago a quem vem da "balada".  

Sem comentários:

Enviar um comentário