Berlim by night

East Side Gallery, mais de um quilómetro de muro bem preservado
Alexanderplatz

A vida nocturna de Berlim é de tal modo animada que há discotecas que funcionam quase 24 horas por dia. Tal como em Espanha ( e há tantos espanhóis a viver em Berlim que se devem sentir em casa) a noite começa tarde. Os bares estão cheios até às 3 da manhã e só a partir desta hora é que começa a debandada para as discotecas e clubes nocturnos. Há imensos clubes de praia que simulam o ambiente balnear: piso de areia, espreguiçadeiras de lona, bebidas tropicais.. São sítios excelentes para estar à conversa, quase sempre à beira rio.Mas os sítios mais giros onde fui ficavam, para variar, em Kreuzberg.

À sexta e ao sábado, os restaurantes estão cheios, os bares estão apinhados e mal se consegue andar em certas ruas. Entre os locais visitados, o bar mais agradável onde estive foi o Club der Visionaires à beira rio, com plataformas por cima da água e vegetação abundante em redor. A 10 minutos a pé deste Club, existe um outro ainda mais espectacular, com discoteca à beira rio,e janelões de vidro que permitem ver a cidade na outra margem. Chama-se Watergate e o tecto faz uns efeitos luminosos muito loucos sempre a mudar. Mas o momento alto da noite foi a ida àquela que é considerada pelos melhores DJ'S do Mundo como a melhor discoteca à superfície da Terra: a discoteca Berghain, um paraiso para os amantes da música Techno e um local claramente gay friendly, com quarto escuro incluído... Não é de todo recomendável a pessoas sensíveis... No meu caso, sem querer entrar em detalhes, vi muito mais do que queria ver...Voltando ao espaço, a discoteca está instalado num mega edifício que já foi uma central elétrica e que fica algures num descampado da cidade.O ambiente é fabuloso, com maquinaria à mistura, um pé direito gigantesco, efeitos luminosos hiper envolventes e um som com uma qualidade fora de série!

É ver o vídeo para ficar com uma ideia: 
http://www.youtube.com/watch?v=CKOKQC821Q8&feature=related

Ah, é verdade,: o metro de Berlim funciona toda a noite! Perfeito, não é? Por tal, não há transito quase nenhum nas zonas da noite. Anda tudo de metro ou de bicicleta. E o Ambiente agradece!

2 comentários:

  1. Incrível. Não sabia que o metro funciona toda a noite. Quase que não saí à noite quando lá estive. Fiquei impressionado com algumas estações de metro, num estilo que faz lembrar o metro de Paris, mas com aquela marca "prussiana" - em preto e com letras góticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recentemente, e creio que apenas durante ao fim de semana, a cidade do Porto, em Portugal, começou a ter metro durante toda a noite. Pena que isso não aconteça em Lisboa onde certos bairros se transformam num verdadeiro caos. Pode ser que um dia pegue. Por outro lado, nos comboios da Linha de Cascais podemos transportar bicicletas gratuitamente(por enquanto, pois esta linha via ser privatizada em breve) e em Berlim temos de pagar para o fazer.

      Eliminar