Ilha do Príncipe: De queixo caído ao ver a Praia Banana!



Logo no primeiro dia na Ilha do Príncipe, fomos a casa do pai do Sandino para a C. lhe mostrar as fotos do pai dela. Ele lembrava-se perfeitamente do senhor e daqueles tempos longínquos. Estiveram ali os dois um bom bocado à conversa. E depois, antes de nos levarem de volta ao nosso "hotel", foram mostrar-nos a Roça Belo Monte e o seu miradouro. E é esta a vista que se tem do miradouro da roça, a Praia Banana em todo o seu esplendor . Esta praia é, juntamente com a Praia Boi e a Praia Macaco, uma das mais bonitas da ilha. Para mim, foi mesmo a mais bonita não só da ilha do Príncipe como de todas as praias onde já estive até hoje. E já fui a umas quantas praias de babar no Brasil, na Córsega, na Sardenha, no México, na Malásia, na Grécia, na Sicília ...mas esta....esta tem o encanto das coisas autênticas e selvagens. E estava assim, vazia, sem vivalma. Adivinhem qual foi a última coisa que fiz antes de me vir embora? Foi dar uns mergulhos nesta praia, poucas horas antes de regressar a São Tomé. É que morria se não fosse à praia Banana depois de a  ter contemplado do miradouro. Seria como mostrar um doce a uma criança e depois não lho dar. Mas umas horas antes de ir para o aeroporto, disse à C. que não nos podíamos vir embora sem meter os pezinhos naquela água turquesa. Ligámos aos nossos guias e 15 minutos depois apareceram nas suas motos e levaram-nos à praia. E assim risquei da lista aquilo que me apetecia mais fazer. Been there, done that. E esta já ninguém me tira.

A entrada da Roça Belo Monte
A Roça Belo Monte tem um potencial turístico desgraçado. Parte da população que nela vivia já foi realojada em casas e dentro de dois anos tudo deverá estar bastante diferente, conforme se pode ler neste artigo da Telanon.Mas já é possível ficar aqui alojado, alugam-se quartos. Fui ver um e era bastante simples. Lá está, para aqui ficar, é obrigatório ter um jeep ou contratar um guia que nos venha buscar e trazer. A grande vantagem é a beleza natural do local e o facto de ter a praia Banana a uma curta caminhada a pé num trilho para aventureiros. Eu fui lá a pé, passando da praia  Caju para a Praia Banana.




O edifício da escola da roça


Outra perspectiva da praia Banana

6 comentários:

  1. Elsa Basto, dou-lhe os parabens pela bela reportagem de viagem que fez sobre a ilha do Principe. É uma ilha unica, luxuriante e de praias lindas. È bom que a ilha se desenvolva e traga mais turismo, mas tb é bom que se preserve esta beleza natural.Concordo consigo quando diz que a praia Banana e das mais bonitas que conhece, para mim que tb já conheço algumas praias do mundo é sem duvida a mais bonita.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Guida
      Que bom que é saber que alguém que viveu na Ilha do Príncipe acha que a retratei bem. Não podia estar mais de acordo consigo. Também espero que a ilha de desenvolva qb de modo a melhorar a vida das pessoas mas sem perder o seu carácter. Gostava muito de lá voltar um dia.

      Eliminar
  2. Anonymous Muento Saudade de familia de Principe!!

    Elsa reportagem fantastico! Elsa cumprimento grande por blog excellente! mais e ecriva mal en Portugues desculpa- Obrigada muento por Blog-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, fico sempre feliz quando recebo mensagens como a sua.Conhece na ilha do Principe, certo?

      Eliminar
  3. Olá Elsa. Parabéns pelo seu blog e por esta extraordinária reportagem de São Tomé e Principe. Vou viajar para São Tomé no próximo dia 5 Junho e estou a ultimar o planeamento da viagem, no qual as suas dicas estão a ser uma preciosa ajuda. Vou estar no Principe 4 dias, alojado na Santa Casa,e gostaria de explorar ao máximo a ilha e aproveitar todas estas fantásticas praias. Acha que compensa mais alugar carro ou viajar com os motoboys? já percebi que não será fácil arranjar carro na ilha. Em relação aos motoboys, se por exemplo quiser passar o dia na praia da banana é possível que nos levem até lá e marcar depois uma hora ou mesmo ligar para que nos vão buscar ? Obrigado

    Hugo

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela mensagem, Hugo. Acho que no Príncipe não há forma de alugar carro, mas procure os meus amigos Sandino Castilho ou Isaias Cassandra (a Juditinha, dona de um restaurante, pode dar-lhe estes contactos) e eles poderão ir passear consigo. Se puder, veja se consegue que algum pescador vá dar a volta à ilha de barco, sei de quem tenha conseguido fazê-lo e deve ser bem bonito! Deixo os contactos de e-mail dos meus amigos que têm Jeep e mota e organizam passeios:
    sandino.5@hotmail.com
    isaiascassandra@gmail.com

    Em São Tomé, não há como o Cau para fazer passeios, ele tem facebook:
    https://www.facebook.com/Cau-Guia-Tur%C3%ADstico-480673792141960/?fref=ts

    Diga-lhes que vai da minha parte. Se tiver mais dúvidas, volte a escrever. Bons passeios!

    ResponderEliminar