10 coisas que aprendi sobre baleias na ilha do Faial (Açores)





Dizem que é a partir dos passeios com origem no Faial ou no Pico que se tem maior possibilidade de avistar baleias, embora se possam encontrar excursões em todas as ilhas. Nada como confirmar. E para tal, levantei-me bem cedo para estar ainda antes das 9h00 no Porto do Faial, no escritório da Horta Cetáceos, onde nos aguardava o Pedro, um comunicador nato "doutorado" em baleias. O tempo parecia não ajudar, estava a chover e não nos garantiram que faríamos o passeio. Lá foram ligando aos dois vigias que existem na ilha  (duas pessoas que passam o dia em locais estratégicos e de binóculos apontados para o mar) até confirmarem que havia baleias em alto mar. E lá fomos nós à procura delas. Pelo caminho, aprendi imensa coisa que não sabia:

1- Existem cerca de 85 espécies de baleias e nos Açores é possível avistar cerca de 25 ao longo do ano. Algumas são residentes, outras são migratórias. 

2 - As baleias residentes são sempre as fémeas. Os machos vão passando para dizer "olá" e dar umas pinocadas, "mai nada"...

3- Quase todas as baleias migratórias que aqui passam estão a caminho do Ártico.

4 - Só a baleia azul, que pode até ter 30 metyros de comprimentos, come perto de 4 toneladas de plancton por dia. Quando abre a boca, forma uma autêntica gruta com 9 metros de largura....

5- O que mais vemos nestes passeios são cachalotes. Podem mergulhar até 3 mil metros de profundidade. 

6- A caça ao cachalote nos Açores terminou em 1987. Não foi assim há tanto tempo.

7 -Na altura em que se caçavam cachalotes, fazia-se farinha com os ossos para produzir ração para os animais,  o óleo era usado como combustível e a carne era consumida, mas consta que não era grande coisa e por tal o seu consumo não deixou saudades.

8 - Os guias que acompanham estes passeios são quase sempre estudantes do Mestrado em Oceanografia, um curso que, em Portugal, só existe na Universidade dos Açores. 

9 -Também há passeios para ir nadar com golfinhos em alto mar e para nadar com tubarões. Gostei de saber que este último é feito bem longe da costa....

10- A melhor altura do ano para fazer estes passeios, quando se conseguem avistar mais espécies de baleias, é na Primavera. Eu fui em finais de Junho. No Inverno, as condições do mar não são as melhores por isso não há passeios.


E pronto, foi um passeio de manhã inteira (levem snacks e protector solar) que mereceu bem os 55 euros que paguei. Vi muitos cachalotes e imensos golfinhos. Mas os guias, no início do passeio, avisam logo que não é 100% garantido de que vamos ver baleias. Mas também dizem que é mesmo muito raro elas não aparecerem, Para a próxima, já decidi, vou nadar com golfinhos em alto mar. 

2 comentários:

  1. Interessante!
    Uma abordagem engraçada, bem humorada. Para mim, os pontos 7 e 9 arrancam sorrisos, mas o ponto 2, foi mesmo de uma sonora gargalhada.
    Boas viagens!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Henrique, é bom saber que consegui ter esse efeito :-)

      Eliminar