San Angel: O bairro dos milionários.


O bairro de San Angel fechou a minha estadia na cidade do México em beleza. A visita ao bairro deveu-se a um restaurante que tinha debaixo de olho onde tencionava jantar. Acabei por não o fazer porque não gostei do ambiente, demasiado selecto para o meu gosto e nem sequer estava vestida à altura. Mas o restaurante era lindo, fica numa antiga hacienda e chama-se San Angel Inn. 
Sabia que havia um convento Carmelita e algumas praças históricas para ver mas desconhecia que este bairro fosse tão antigo e que tivesse tantas fazendas antigas transformadas em mansões, em restaurantes e em centros artísticos e culturais.





Nos anos 50, San Angel era considerada uma cidade à parte da Cidade do México. Com o passar dos anos, foi integrada ainda que seja um bairro completamente distinto de todos os outros que conheci. Aqui não há prédios, não há ruído, as ruas estão cheias de árvores e de canteiros e cheira a dinheiro por todos o lado. Bastou afastar-me um pouco da zona residencial para encontrar avenidas mais largas com lojas de famosos costureiros franceses e italianos e stands de automóveis de luxo. Mas isto era o que menos me interessava. Gostei mesmo foi de andar a deambular nas ruas empedradas, passando por várias praças e pracetas, a babar-me com a arquitectura dos palacetes coloniais, nomeadamente com as fachadas de cores garridas, os gigantescos portões de madeira e os ferros forjados e canteiros floridos das janelas. 

Existem várias lojas de artesanato e galerias de arte
espalhadas pelo bairro










Por último, importa acrescentar que aos sábados existe uma feira de artesanato, o Bazar Sábado, na Plaza San Jacinto (fotos de baixo) , a mais bonita de San Angel.





Sem comentários:

Enviar um comentário